You are not logged in.
Para inaugurar este forum, quero recomendar o script criado por pksato que traduz grande parte do software do eeePC para português, e ainda habilita a acentuação no teclado. Eu testei, e realmente funciona sem problemas.
Mais informações: http://forum.eeeuser.com/viewtopic.php?pid=93917#p93917
Traduzindo para o bom português:
pksato wrote:
Quem quiser por o EeePC em português, primeiro baixe esse arquivo .tgz.
Salve na 'pasta' do usuário (user).
Abra um terminal (crtl+alt+t) e faça o seguinte:
tar -zxf asus-portugues.tgz
cd portugues
sudo ./instalar
Responda as perguntas com s ou n.
E recomendável estar conectado a internet por banda larga.
Aguarde a instalação ser completada.
Reinicie.
Obs.: Nem todos os programas estão completamente em português.
O script de instalação funcionam bem em uma instalação que nada tenha sido modificado.
Caso já tenha mexido em algumas coisas, principalmente o simpleui.rc, pode ser que ocorram erros.
Algumas telas:
Fiz algumas alterações nos títulos dos ícones, em relação ao do script do pksato, modificando o arquivo simpleui.rc
Segui a dica "Creating more screen space in Firefox" para ganhar um pouco mais de espaço na tela do Firefox.
Além de traduzir o Pidgin, o script instala o Skype 2.0 em português
O script converte o OpenOffice para o pt-BR
O File Manager agora é Gerenciador de Arquivos
Vários programas do "Learn" pasaram para o português
Media Player em português
Photo Manager
Perfeito
Last edited by Ferrugem (2008-02-03 3:09:40 pm)
Parabens pela iniciativa!!
Excelente notícia!
Já divulguei esse fórum no meu blog (eeebrasil.com), com direito a link na página principal ;-)
Semana que vem receberei o meu, assim também posso colaborar com tutoriais e artigos mais técnicos :-)
Abraços
Carlos Mafort
Mafort, também descobri o seu blog recentemente, justamente quando estava escrevendo o meu review. Pode ver que lá no finalzinho, em curiosidades, tem um texto que eu copiei do seu blog. ![]()
Cara, muito bom o seu blog, no mesmo dia ele foi para os meus Favoritos.
Aqui deu algo errado... não sei se pq estava usando o Adv Mode, mas ele ficava restartando direto após a instalação do script... parecia em loop. Desliguei, liguei e pau ainda...
Vou ter que restartar o sistema todo com F9... ![]()
xicop, já li de um usuário que tive um problema parecido simplesmente pelo fato de a bateria ter se esgotado. Certifique-se de conectar o cabo de força toda vez que for fazer alguma modificação mais demorada no Eee.
Para resolver foi só conectar o cabo na tomada e religar.
pksato wrote:
O script de instalação funcionam bem em uma instalação que nada tenha sido modificado. Caso já tenha mexido em algumas coisas, principalmente o simpleui.rc, pode ser que ocorram erros.
Caso restaure o sistema pelo F9, se o problema tiver sido esse mesmo, acredito que passe a instalar numa boa.
Last edited by Ferrugem (2008-01-26 10:37:55 pm)
O meu EEE estava e esttá ligado na tomada... aliás, aproveitando, mais uma dúvida: o led de carregando (laranja) apaga quando a bateria tá full??
Não sei o que aconteceu... chato, pq já tinha mudado pro FULL e tive que fazer tudo de novo. Não sei o que fiz errado...
E tem como ver o nível da bateria no EEE usando o Xandros??
Last edited by xicop (2008-01-26 10:49:51 pm)
Com relação ao script do pksato, eu já havia mexido do simpleui.rc e modificado o teclado para portugues, mesmo assim o script funcionou ok.
O único problema é que o simpleui.rc é atualizado automaticamente pela asus, então mesmo depois de rodado o script o easy mode do meu eeePC voltou sozinho para inglês quando eu usei a função de Adicionar/Revomer programas. Eu tinha um backup do simpleui.rc então foi fácil, mas não sei se o certo seria rodar o script novamente....
Ferrugem,
Obrigado pelas palavras de incentivo!
Eu tinha reparado nas linhas das "curiosidades" sim, mas não vejo problema algum, pelo contrário - me senti honrado!
Inclusive gostaria de postar seu review lá... posso?
Abraços
Carlos Mafort
Mafort, fique a vontade para publicar o review no seu blog.
Sem problema. ![]()
Galera, Parabéns ai pela iniciativa!!! PKsato you're my new HIRO (Heroes)
Parabéns, Ótimo trabalho!!!
Abcs
Gostaria de agradecer ao nosso amigo pksato pela maravilhosa contribuição de traduzir o inglês do EEEPc para português. Ontem instalei a tradução, funcionou perfeitamente e agora toda a família pode aproveitar o equipamento. Obrigado!!!!!!!!
Também agradeço ao pksato pelo belíssimo trabalho realizado.
Adicionei também algumas telas que mostram um pouco das modificações que são implantadas com a instalação do script. Alguns títulos de ícones estão diferentes porque eu achei por bem modificá-los para ficarem mais personalizados ao meu uso.
Achei legal a iniciativa. Tenho um eee versao britanica. Meu teclado tem @ # ~ em lugares diferentes do convencional. Alguma alma caridosa ja fez o layout Uk-English- Portugues?
Abracos
A última atualização da Asus vai sobre escrever o simpleui.rc, ficando sem a versão em Português do Brasil.
Para voltar, no diretório /opt/xandros/share/AsusLaunher/
copie o simpleui.rc para simpleui.rc.orig (cp simpleui.rc simpleui.rc.orig)
Aplique o patch com o comando
zcat simpleui.patch.gz | patch -p0
devido ao arquivo estar diferentes, avisos serão emitidos.
gere um novo arquivo diff
diff -ruN simpleui.rc.orig simpleui.rc >simpleui20080205.patch
Reinicie. (crtl+alt+bs)
Alguém poderia postar as instruções para traduzir o Thunderbird para português também ? Obrigado !
E só instalar o pack de linguagem do Thunderbird.
Antes leia
http://www.mozilla.org/projects/l10n/po … /tb03.html
depois baixe pelo firefox usando a opção salvar link como
http://releases.mozilla.org/pub/mozilla … -i686/xpi/
ache o arquivo pt-BR.xpi e use a opção salvar link como, não clique nele.
Depois e só instalar ele no Thunderbird.
Pksato,
quanto ao Thunderbird, eu apanhei um pouco, antes de ter as suas explicações de como colocar o pt-br.xpi, mas eu consegui colocar somente o Dicionário do Thunderbird em português e não o aplicativo. Quando vou selecionar a linguagem, não aparece a opção de Português.
Márcio SS
Pksato,
mais uma vez vc arrebentou, consegui colocar o Thunderbird em português com o corretor também em português.
Márcio SS
Fiz uma colagem no meu blog com quase tudo que escrevi sobre o assunto.
http://pksato.blogspot.com/2008/02/colo … tugus.html
Amigos, estou meio desiludido com meu eeepc, coloquei o xp, funcionou redondo, só que com as atualisações do xp acabou o espaço do ssd, comprei umcartão de 4 gb, não deu porque mesmo instalando os programas no cartão eles ainda assim tomavam espaço no ssd, mais ainda mesmo não atualizandoo xp, comprei outro .cartão de 8 gb, temtei instalar o xp nele porem não roda na inicialização da tela azul e parece que não tem repidez para rodar o xp, mesmo tendo colocdo um pente de 1 gb de memória ram, decidi então voltar ao recoveri do linux, que foi relativamente simples já que eu uso um drive de cd rom externo, resolvi tambem usar a tradução aqui postada, funcionou redondo, traduziu a maioria dos programas porem a camera teima em não funcionar no skype mesmo ele tendo sido atualizado para a versão 2.0, no xp a camera funcionava muito bem no msn, nunca rodou no skype, nem com xp nem quando veio com linux ingles, nem com a tradução em portugues. Resumindo... o eeepc é muito bom para crianças brincarem nas primeiras duas semanas, depois disso será mais um brinquedo que ficará fadado aos cantos dacasa já que ele demonstrou ser mais limitado do que realmente parece, pois um equipamento comcamera que só funciona para tirar fotos e não paraq conferencias acaba por perder a sua utilidade. Bom vou continuar tentando milagrespor aqui, pois ainda me faltam um mês e vinte e cinco dias para deixar ele encostado num canto qualquer de casa.
Olá pessoal! Comprei um EEE PC na França e estou cheia de problemas... Um deles é q não entendo nada de francês e todos os programas são nessa língua. Outro é o teclado q acompanha o mesmo idioma. Pra piorar td, não entendo quase nada de informática... Tentei fazer essa alteração indicada no fórum, mas pra começar, não sei nem como salvar o arquivo na pasta user. Onde a encontro? Será q esse caminho serve para modificar do francês para o português? Caso nada disso seja possível aqui pelo fórum, será q alguém conhece um técnico em SP? Obrigada!!!
Last edited by ferquinha (2008-03-15 7:42:39 pm)
Puxa, Ferquinha, realmente isto e' uma roubada...
O preco nao compensa: aqui no Brasil voce pagaria a mesma coisa praticamente e ainda poderia pagar em 12 vezes no cartao.
Depois, o teclado AZERTY somente e' usado na Franca. Simplesmente imprestavel para nos aqui...
Por fim, a localizacao sera' complicada porque voce precisara' encontrar um tecnico que alem de tudo seja capaz de entender frances...
Vai ser bem complicado...