You are not logged in.
Uma das maiores questões sobre o eeepc e quanto tempo a bateria dura.
Para responder a isso fiz uma série de testes visando responder a essa questão.
Os testes foram feitos em um eeepc 701 4G Black Galaxy, bateria de 5200mAh, sem overclock.
O modulo eee.ko carregado para permitir monitorar alguns parâmetros a mais que o asus_acpi.
Um shell script foi usado para coletar as informações como o tempo, rpm e 'velocidade' do FAN, temperatura da CPU, porcentagem e tensão da carga da bateria.
Para simular alguma atividade, um slide show com as fotos do "Example Album" ficou rodando durante todo o período do teste. Em alguns dos testes, uma atividade de rede foi gerada por um outro script.
O teste se encerra com o desligamento automático do eeepc quando a bateria fica abaixo dos 10%.
Os resultados foram:
Teste 1
Brilho do LCD no mínimo;
wifi desligado;
ethernet desativado;
Duração: 3:34 (Trêz horas e trinta e quatro minutos)
Teste 2
Brilho do LCD no mínimo;
wifi ligado e conectado em um AP;
Um slideshow com as fotos em um compartilhamento de rede.
Xterm rodando um ping -i 5 ip.local.
ethernet desativado;
Duração: 2:59 (Duas horas e cinqüenta e nove minutos)
Teste 3
Brilho do LCD em 60% (8 traço);
wifi desligado;
ethernet desativado;
Duração: 3:21 (Três horas e vinte e um minutos)
Teste 4
Brilho do LCD em 100%;
wifi desligado;
ethernet desativado;
Duração: 3:14 (Três horas e quatorze e um minutos)
Teste 5
Brilho do LCD em 60%;
wifi desligado;
ethernet ligado, trafego intenso de dados.
Duração: 3:18 (Três horas e dezoito e um minutos)
Teste 6
Brilho do LCD em 60%;
wifi ligado, trafego intenso de dados;
ethernet desativado;
Duração: 2:47 (Duas horas e quarenta e sete minutos)
Gráficos:
Tempo x Volts
Tempo x Porcentagem
Tempo x FAN RPM
Tempo x Temperatura da CPU
Código do script para coletar os dados:
#!/bin/bash
# disable screen blanck
xset dpms force on
xset -dpms
xset s off
xset s noblank
# log file name
LOGFILE=bat_`date "+%Y%m%d%H%M"`.csv
# start time
STARTIME=`date "+%s"`
# var init
OLDT="0";OLDB="0";OLDV="0"
LOG="Y";LOOP=0;
# loop every 2:30sec
SLP=150
# thermal module loaded?
if [ ! -f /proc/acpi/thermal_zone/TZ00/temperature ]; then
echo "Loading thermal module..."
sudo modprobe thermal
[ -f /proc/acpi/thermal_zone/TZ00/temperature ] || exit
fi
# infinite loop
while true; do
# get cpu temperature
CPUT=`awk '{print $2}' /proc/acpi/thermal_zone/TZ00/temperature`
# get current battery capacity
BATCAP=`awk '/remaining/ {print $3}' /proc/acpi/battery/BAT0/state`
# get current battery voltage (mV)
BATVOL=`awk '/voltage/ {print $3}' /proc/acpi/battery/BAT0/state`
# write log if any change
if [ $CPUT -ne $OLDT ]; then LOG="Y" ; fi
if [ $BATCAP -ne $OLDB ]; then LOG="Y" ; fi
if [ $BATVOL -ne $OLDV ]; then LOG="Y" ; fi
# write to file every 10min
if [ $LOOP -ge 4 ]; then
LOG="Y"; LOOP=0
fi
if [ $LOG = "Y" ]; then
RUNTIME=$((`date "+%s"` - $STARTIME))
echo -n "$LOGFILE "
# write to file and screen
# time (sec), Temperature C, bat %, bat mV
echo "$RUNTIME $CPUT $BATCAP $BATVOL" | tee -a $LOGFILE
sync
fi
OLDT=$CPUT; OLDB=$BATCAP; OLDV=$BATVOL
LOG="N"
LOOP=$(($LOOP + 1))
# if battery less that 20%, reduce loop time to 60sec
if [ $BATCAP -le 20 -a $BATCAP -gt 10 ]; then
SLP=60
echo "Battery less that 20%"
else
# if battery less that 10%, reduce loop time to 15sec
if [ $BATCAP -le 10 ]; then
SLP=15
echo "Battery less that 10%"
fi
fi
sleep $SLP
doneAbra no OOo como arquivo csv, converta os segundos para HH:MM com o comando time(0;0;A1) (ou tempo()).
Last edited by pksato (2008-03-14 11:05:51 pm)
Utilizando a internet direto, minha bateria deve durar um pouco menos de 2 horas. Uso mais ele ligado na tomada.
voces estao esquecendo um fator importante nestes testes: qual a temperatura ambiente?
Dependendo da temperatura ambiente a ventoinha pode ficar operando direto o tempo todo, consumindo carga da bateria. Quando a temperatura ambiente e' mais baixa a ventoinha e' acionada apenas eventualmente, consumindo mais carga.
Detectei outro problema no meu teste.
Controle de velocidade da CPU estava em on demand, minimo em 675MHz (75%)
Repetindo o teste.
Só para fazer um up.
Conclui uma série de testes de autonomia da bateria de 5200mAh.
Os gráficos são do tempo e da tensão (Voltagem) da bateria, informados pelo acpi.
A temperatura da CPU ficou mais ou menos constante durante o teste.
Alguem sabe como juntar esses quatro gráficos em um único? (são planilhas diferentes)
Last edited by pksato (2008-03-10 3:37:05 pm)
Só falta o teste com LCD 100% e Wi-Fi ligado.
Eu pretendo deixar o meu ligado direto na tomada, nesse caso é melhor retirar a bateria, certo? Só vou ficar na bateria se for sair com ele ou se ficar na sala.
Vlw pelos testes.
PS. Para juntar os gráficos basta ir no excel, criar várias séries de dados num único gráfico.
Last edited by Wolverine (2008-03-10 4:39:10 pm)
Com wifi ligado e brilho em 100% nem precisa fazer teste, e só estimar.
Com wifi perdemos 30min, e com o brilho no máximo, uns 20min, logo com os dois, deve ter uma perda total de 50min.
Que da 2:40, tempo que tenho percebido usando normalmente.
Uso da rede ethernet influencia no consumo? (mais um teste para fazer, nos testes o ethernet estava desativado)
Quero e saber como juntar os gráficos no openoffice.
Achei que o consumo do LCD seria maior do que o wifi, me enganei, os testes mostram que a variação (dificil achar o "~" quando se acostuma com o teclado do EEE) de tempo com LCD em 0 e 50% foi bem pequena.
Já o wifi come uma bateria louca.
Alguem sabe se existe EEE que vem com bateria de 4800mha? Pois o meu é, to um tanto quanto receoso com relação a mesma já que o modelo do meu é o 701 que deveria vir com bateria de 5200mha.
izaiasalmeida wrote:
Achei que o consumo do LCD seria maior do que o wifi, me enganei, os testes mostram que a variação (dificil achar o "~" quando se acostuma com o teclado do EEE) de tempo com LCD em 0 e 50% foi bem pequena.
Já o wifi come uma bateria louca.
Alguem sabe se existe EEE que vem com bateria de 4800mha? Pois o meu é, to um tanto quanto receoso com relação a mesma já que o modelo do meu é o 701 que deveria vir com bateria de 5200mha.
Se não me engano o modelo 2G vem com bateria 4800mah.
Se for apenas o modelo 2G eu vou entrar em contato com o site onde comprei (maniavirtual.com.br), o modelo do meu é de 4G, até agora não consegui achar em lugar nenhuma a palavra "surf" ou "701", na parte de baixo dele está escrito "EEE 4G" apenas isso.
O 4G Surf, entre outras coisas, vem sem a webcam.
Se tem webcam e o eeepc 4G, que vem com bateria de 5200mAh.
Veja mais detalhes em
http://wiki.eeeuser.com/eee_pc_701
Detalhe da bateria do meu eeepc
.
Especificações oficiais dos modelos: http://wiki.eeeuser.com/eee_pc_701#models
Ou seja, se o seu for o 4G Surf, ele vem com bateria de 4800 mAh.
Algo estranho, nessas mesmas specs fala que podem vir modelos com tela de 6"...
Meu modelo é de 4G e tem câmera. Isso significa que minha bateria está errada, vou entrar em contato com o maniavirtual.com.br
izaiasalmeida wrote:
Meu modelo é de 4G e tem câmera. Isso significa que minha bateria está errada, vou entrar em contato com o maniavirtual.com.br
Nesse caso, exija seus direitos mesmo.
Talvez algum felizardo tenha levado um 4G Surf com bateria de 5200 mAH, ehehhhehe.
Fiz uma pesquisazinha sobre essa bateria de 4800mAh.
Parece que foi um erro de etiquetagem.
Olhe as informações da bateria, no Xandros (não sei em outros) de um (em um terminalm ctrl+alt+t)
cat /proc/acpi/battery/BAT0/info
O resultado será algo assim:
present: yes design capacity: [b]5200[/b] mAh last full capacity: 100 mAh battery technology: rechargeable design voltage: 8400 mV design capacity warning: 10 mAh design capacity low: 5 mAh capacity granularity 1: 52 mAh capacity granularity 2: 52 mAh model number: 701 serial number: battery type: LION OEM info: ASUS
Veja se o design capacity esta 4800mAh ou 5200mAh.
As versões surf vem com bateria de 4400mAh (não 4800mAh).
Last edited by pksato (2008-03-12 12:41:14 am)
pksato, o resultado foi exatamente este previsto acima. No entanto, muito me intriga uma etiquetação errada deste tipo... Pode ser uma bateria Refurbished? si é que isto existe.
Alguem conhece algum programa para analisar a bateria e ver quanto ela está chegando e tem de carga mais preciso do que o sistema do eee?
Ps. Mandei um e-mail para a Asus pedindo esclarecimentos.
Abraços
Para ficar melhor organizado,
Fiz uma modificação no post inicial e apaguei um outro.
Mais um teste.
Dessa vez, comparando o uso em 630MHz (normal) e 900MHz (overclock)
Rede desligado, wifi desligado, brilho no minimo, rodando o slide show.
630MHz = 3:33
900MHz = 3:25
Será que esta certo, usar o eeepc em 900MHz, clock nominal da CPU, não influencia no consumo?
Segundo as informações dos 'gringos', o consumo do celerom M ULV e mais influenciados pela tensão de alimentação do que pela freqüência do clock.
*** (verificar o aquecimento) ***
Last edited by pksato (2008-03-13 2:45:04 pm)
olá...
Pode-se utiliar o eeepc sem bateria, ligado somente na tomada?
edwilson wrote:
olá...
Pode-se utiliar o eeepc sem bateria, ligado somente na tomada?
Claro que sim, como qualquer outro laptop. Inclusive o pessoal recomenda que se for deixar o alptop na tomada que se retire a bateria.
rogerbip,
Só se isso for para notebooks fabricados antes de 1990.
NÃO tem problema ligar qualquer aparelho que use bateria sem a bateria na tomada.
E também não precisa ficar tirando bateria para usar somente na tomada.
A não ser que, use nessa condição por longos períodos (dias).
Se você não é daqueles que fica longe de tomadas quando tem que usar o notebook, mesmo tendo uma tomada por perto, use a bateria, isso vai manter sempre a bateria na sua condição de máximo desempenho.
E, não precisa esperar a bateria descarregar para carregar, pode por ele para carregar sempre que estiver perto de uma tomada. Aqui também visa maximizar o desempenho.
Ou seja, use a bateria por algumas horas, e coloque para carregar por exemplo quando der o aviso de 20%.
Bateria de formulação química modernas como as de Li-Ion NÃO tem problemas de efeito de memoria. Li-Ion tem um tempo de vida útil de 3 a 5 anos, mesmo que não a use, depois desse tempo, a bateria começa a não mais reter a carga. Durante esse período a capacidade da bateria vai caindo a uma taxa de 20% ao ano, que por ser confundido como o efeito memoria.
Lembrar de repetir o teste ano que vem.
Compreo meu eee pc no mania virtual e minha bateria tb esta escrito 4800 ![]()
Eu enviei uma mensagem para a assistência da Asus, me enviaram uma resposta genérica, insisti na pergunta só que até agora nada, fazem dois dias. Se segunda não tiver noticia da Asus vou ligar no mania virtual.
Siga a dica do pksato, digite no terminal
cat /proc/acpi/battery/BAT0/info
e veja qual a amperagem. No meu caso apareceu 5200mAh, mesmo assim, etiqueta errada tem cara de problema pra min...
Bom, façam o teste em suas bateria.
Publiquei o script para coletar os dados.
copie o codigo para um arquivo texto puro, use o nano, o krita ou similar. Grave com um nome sugestivo, como bateria.sh,
de permissão de execução (chmod +x bateria.sh, ou via filemanager), em um terminal, estando no diretório onde esta o bateria.sh, e use ./bateria.sh .
Reduza o brilho, deligue o wifi e se quiser deixe um slide show rodando, desconecte da tomada.
Espere o eeepc desligar.
Anote o nome do arquivo (primeira coluna) onde os dados estão sendo gravados.
Estando na tomada, ligue e abra o arquivo no openoffice cal, campos separados por espaço, em uma coluna vazia formatado para tempo, converta a primeira coluna para horas com a função time(0;0;A1), ou tempo(), divida a última por 1000 e formete para 1,12.
Faça o gráfico XY usando a coluna de tempo e o da voltagem, ou dos outros.
Coluna um e o tempo em segundos,
segundo ea temperatura da CPU,
depois a porcentagem da carga da bateria e
por último a tensão em milivolts.
Para deixar completo o topico só faltou o tempo de recarga da bateria!