You are not logged in.
Emerson - Comunidade Asus Eee PC (Orkut) wrote:
1. Abra um terminal digitando os botões Ctrl, Alt e T ao mesmo tempo;
2. Em seguida, digite "sudo bash" (sem aspas);
3. Depois, digite "apt-get update" (sempre sem aspas);
4. Em seguida, digite "apt-get install kicker" e pressione a tecla Y para confirmar, quando solicitado;
5. Agora, digite "apt-get install ksmserver" e pressione Y para confirmar, quando solicitado;
6. Digite "exit" para sair da conta root;
7. Por fim, digite "exit" para sair do terminal.
O próximo passo é pressionar o botão de Ligar/Desligar do Eee PC. Note que há uma nova opção à esquerda chamada 'Full Desktop'. É só clicar nela. O sistema operacional irá reiniciar e, quando carregar, você o estará acessando no modo Full.
Para voltar ao 'Easy Mode', clique no botão 'Launch' (equivalente ao Iniciar/Start no Windows) e selecione a opção 'Easy Mode'.
Note que o 'Full Mode' tem algumas desvantagens, por exemplo, a acentuação (para quem havia configurado esse recurso no 'Easy Mode') some, o link para o OpenOffice Presentation também e o portátil como um todo consome mais recursos. Por outro lado, as possibilidades de personalização aumentam significamente e os problemas que mencionei devem ser fáceis de se resolver.

Eee PC com Full Desktop Mode
Corrigindo o problema da acentuação no Full Desktop Mode
- Abra o KDE Control Center a partir do menu Launch;
- Clique em Peripheral Devices > Keyboard Layout;
- Mude o Keyboard Model para Generic 105-key (intl) PC;
- Em Active layouts, selecione U.S. English (us);
- Mais abaixo, escondido, mude o Layout variant para intl;
- Clique em Apply.
Adaptado da dica do pksato na comunidade Asus Eee PC do Orkut.
Instalando o Advanced Mode via Synaptic
# Abra uma janela do terminal (Ctrl + Alt + T) e digite sudo synaptic
# Dentro do synaptic, clique em Settings > Repositories
# Clique em New. Adicione os seguintes valores:
- URL: http://download.tuxfamily.org/eeepcrepos
- Distribution: p701
- Section: main
# Clique em OK
# Clique em Reload
# Use a barra de rolagem até encontrar advanced-desktop-eeepc
# Clique no quadrinho e em Mark for installation
# Na próxima tela, clique em Mark.
# Em seguida, clique em Apply para iniciar a instalação do pacote.
# Na tela que surgirá, clique no botão Apply. Se esse botão não estiver visível, segure a tecla Alt, clique em qualquer lugar da janela e arraste para cima.
# O synaptic então mostrará o progresso da instalação.
# Finalmente o sinaptic informará que a instalação foi concluída. Clique em Close.
# Feche o synaptic
# Saia do terminal
Pressione o botão de Ligar/Desligar do Eee PC. E clique em 'Full Desktop'. Pronto.
Esse método tem duas vantagens: ele carregará sempre o último modo que foi utilizado, seja Easy ou Advanced, e ainda evitará o double boot na inicialização.
Last edited by Ferrugem (2008-02-13 10:57:14 pm)
Nesse modo de Full Desktop é possível adicionar programas e seus icones na tela ??
Li que no outro modo vc até pode adicionar coisas, mas elas ficam "escondidas"
Abs
Last edited by Bernard (2008-02-07 9:40:44 am)
A forma de instalar programas é a mesma do Easy Mode, usando os repositórios do Xandros. A diferença é que no Advanced Mode você cria atalhos facilmente na sua área de trabalho.
Olha só esse screenshot do Eee da Vi0linha:
Esse aqui é do Rmsalles - by Palm Fórum
Previsão de tempo usando o gDesklets.
Cada vez mais me dá vontade de comprar um e não colocar win xp.
Abs
Bernard wrote:
Cada vez mais me dá vontade de comprar um e não colocar win xp.
Abs
eu usei o xandros normal e digo que eh muito bom para quem quiser so ver paginas web e msn e word. agora com a extensao ficarah muito melhor.
Apenas instalei o windows xp sp2 versao nlite porque precisava de um programa mesmo, senao continuava com o xandros, que eh incrivelmente rapido a iniciar e muito facil.
De qualquer das formas o xp corre muito bem com os 512ram stock, tudo de origem, muito rapido, apenas usei o nlite para tirar coisas, mas se fizer uma full instalaçao do windows, vai se ficar com mais ou menos o mesmo espaço que o xandros.
cumprimentos
Você nao poderia rodar esse programa que precisa pelo Wine de dentro do Xandros ??
Tenho uma ideia de instalar o WinXP Sp2 full e depois ir apagando o que não usarei. Acredito que fique com isso, conseguirei ter um boot rápido e o computador 100% (nao sei mexer em linux). Só faria o que vejo em sites com dicas e coisas do tipo. Não sou de pegar e sair jogando codigo.
Já com o Win eu iria utilizar mais, apesar de ser mais pesado, será mais facil para instalar programas, na minha visão.
Eu vejo screens de Xandros com Beryl, no full desktop, e fico com muita dúvida sobre manter o Xandros ou migrar totalmente pro Windows (sem frescuras como temas, ponteiros do mouse, e afins).
Abs
Eu notei que as letras ficaram mais grossas, mudou um pouco.
Me espanta o linux usar 400mb de ram... logo vou instalar o 3eubuntu.
Como faço para que os atalhos da area de trabalho não sumam quando eu reinicio o Eee?
Jeanderson wrote:
Como faço para que os atalhos da area de trabalho não sumam quando eu reinicio o Eee?
Acho que o que vc quer é isso aqui....achei aqui mesmo no forum
Abaixo está traduzido:
2. Você provavelmente irá querer o layout do desktop do jeito que vc deixou antes de desligar ou dar boot. Bom, por algum motivo, isso não acontece no Advanced (Full) Desktop por si só. Ele irá eliminar seus icones toda vez ficando apenas com o HOME. Então, faça o seguinte:
• Abra o console (terminal) – mas não pelo método CTRL-ALT-T – está em: Launch -> Applications -> System -> Console
• Vc não precisa ser root para isso:
o cd .kde/Autostart
o nano launch-restoreIcons
• No editor nano, escreva:
o #!/bin/bash
o cp /home/user/.Desktop/* /home/user/Desktop
o CTRL O para salvar o arquivo
o CTRL X para sair do editor
• De volta ao prompt:
o chmod +x launch-restoreIcons
• Saia do console (exit) e acabou !
Acho que assim vc conseguirá manter os icones no desktop.
Espero ter ajudado.
Abs
Last edited by Bernard (2008-02-09 1:24:34 pm)
É isso mesmo Bernard Valew
Agora estou com um Problema com o Gdesklets, é o seguinte como meu Synaptic dá erro na hora que mando ele instalar os programas eu resolvi instalar o gdesklets pelo terminal e instalei só que ele veio sem nenhum plugin aí fiz o comando apt-get install gdesklets gdesklets-data e pronto depois disso ele não desinstalou(apt-get remove gdesklets) nem instala e dá o seguinte erro no terminal:
Os Pacotes a seguir têm dependência desencontradas
gdesklets: Depende libgtop2-2 mas não está instalável
E: Pacotes Quebrados
E Agora como faço pra voltar a fazer funcionar o gdesklets porque ele num instala mais.
Jeanderson, acredito que o seu erro no synaptic possa ser resolvido com essa dica do jairSR:
jairSR wrote:
Erros na instalação de programas através do gerenciador de pacotes Synaptic:
Alguns usuários reportam as seguintes mensagens de erro ao tentarem instalar programas através do Synaptic / Aptitude:
E: Unable to parse package file /var/lib/dpkg/status (2)
E: Unable to lock the download directory
Como solucionar isso:
1.) Copie (ctrl + c) o seguinte comando
sudo dpkg --configure -a
2.) Feche o o Synaptic, e chame o terminal (ctrl + alt + t)
3.) Cole (shift + insert) o comando anterior no terminal e dê enter.
4.) Dentro do Synaptic, clique em Edit / Fix Broken Packages twice.
5.) Feche o synaptic e dê o seguinte comando no terminal:
sudo apt-get update
Pronto, pode voltar ao synaptic para instalar os programas.
Obrigado Ferrugem!Agora falta saber porque eu num consigo mais instalar o gdesklets por causa deste erro anteriormente citado.
Jeanderson wrote:
depois disso ele não desinstalou(apt-get remove gdesklets)
Tenta desinstalar da seguinte forma:
sudo bash
remove <program>
sudo bash
remove gdesklets
Last edited by Ferrugem (2008-02-09 4:33:23 pm)
Quando digito o comando apt-get remove gdesklets e tmb gdesklets-data ele fala que não estão instalados então não pode removê-los.Poxa ta difícil e eu num consigo instalar denovo o gdesklets.
Jeanderson, que tal começar tudo de novo com um F9?
Pessoal,
no Advance Mode é fácil coloca-lo como as imagens acima (screenshots)? Achei-as muito bonitas e com mais flexibilidade que o EasyMode...
Se não gostar do Avanced Mode... o F9 restaura OK para o EasyMode original e ainda me "devolve" o espaço SSD que ele ocupou? parece óbviu que sim, mas...
Vi0linha... coloca um passo-a-passo como voce colocou o seu desktop tão bonito e "clean"...
Obrigado a todos,
Alexandre
cara, eu queria usar o full desktop como padrão, só que eu preciso que ele peça a minha senha ao iniciar o micro.
algum de vocês sabem como eu posso fazer isso?
Eu também gostei muito do modo Full, mas estou com um problema: A minha barra está com vários icones de bateria e não consegui deletá-los. Alguém sabe o que aconteceu?
Sds.
há uma maneira segura e não muuito complicada de instalar o Palm e fazer o sync?
Paivaf
Embora sua questao nao tenha relacao direta com o topico, e' muito simples: nao precisa instalar nada. O Eee vem com o KPilot, utilitario que faz o hotsync com PDAs que rodam Palm OS. E' intuitivo, tem um bom wizard. Enfim, nada a instalar, so' a usar.
estou tendo alguns problemas com passwords:
1- quando bootei o eee pela primeira vez, coloquei a primeira coisa que me veio à cabeça. Depois entrei na página de troca de senhas, escrevi a primeira, pedi para mudar para uma nova que confirmei, e me veio a resposta: "não foi possível pois a nova senha é a mesma que a antiga (??)
2- Com um documento spreadsheet aberto, ao salvar, pedi para que o documento fosse protegido. Foi pedida senha, confirmada, porém quando abro o documento ele abre direto, sem senha nem nada.
Paivaf
Este topico trata de full desktop -- como instalar.
Abra um novo topico e descreva o problema que a gente tenta ajudar.
Oi pessoal td blz !!
Estou com o seguinte problema instalei o win xp SP2, porém as configurações de video não, estão legais. Algumas telas apararecem
cortadas. Aguém têm alguma sugrestão ?????
Andre, aqui neste topico o assunto e' Full Desktop no Xandros.
Entre em outro topico ou crie um sobre a sua dificuldade.